Nos últimos anos, a transformação digital da saúde deixou de ser tendência para se tornar uma prioridade estratégica de governos, hospitais e operadoras em todo o mundo. Na América Latina, esse movimento ganha força com a contribuição de empresas que trazem inovação, experiência e capacidade de execução.
A região, no entanto, carrega particularidades que tornam essa jornada desafiadora: grande diversidade socioeconômica entre países, sistemas de saúde fragmentados, carência de infraestrutura tecnológica em muitas instituições e aumento contínuo da demanda por serviços em função do envelhecimento populacional e da prevalência de doenças crônicas. Esses fatores tornam a digitalização não apenas um diferencial, mas uma necessidade urgente para ampliar acesso, reduzir desigualdades e melhorar a eficiência assistencial. Nesse cenário, a atuação de empresas com expertise comprovada e capacidade de adaptação local, como a MV, torna-se ainda mais estratégica.
É nesse cenário que a MV, líder em tecnologia para a saúde no Brasil e na região, vem consolidando sua atuação internacional. Com presença em países como México, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Peru, Equador, Argentina e Uruguai, a MV já conecta milhares de profissionais e instituições, promovendo eficiência assistencial e fortalecendo o cuidado centrado no paciente.
Em recente visita a países da América Central, pude testemunhar de perto como as soluções da MV estão transformando a jornada da saúde em instituições de referência:
Panamá: no Hospital Nacional e no The Panama Clinic, o Ecossistema MV integra processos e dados para oferecer experiências assistenciais mais seguras e ágeis, alinhadas ao que há de mais avançado em tecnologia hospitalar.
República Dominicana: no Cedimat, maior centro de diagnóstico e medicina avançada do país, estamos colaborando para a construção de um modelo 100% digital, potencializando a gestão e o cuidado com pacientes.
Guatemala: no histórico Centro Médico da Guatemala, nosso Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) já é utilizado para aprimorar a jornada do paciente e, em breve, será expandido para a gestão hospitalar como um todo.
Esses exemplos reforçam a relevância da MV não apenas no Brasil, mas em todo o continente. Nossa presença internacional também é validada por reconhecimentos globais, como o ranking da KLAS, em que figuramos entre os cinco maiores fornecedores de prontuário eletrônico hospitalar (EHR) do mundo. Ao expandir sua atuação e fortalecer relações, a MV reafirma o seu compromisso de impulsionar a transformação digital da saúde e de contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável, em que o paciente está no centro do cuidado e contribuindo para que hospitais e clínicas em toda a região alcancem novos patamares de excelência. Seguiremos firmes no propósito de transformar a saúde e impactar positivamente a vida das pessoas em toda a América Latina.
Por Jeferson Sadocci, Diretor Corporativo de Mercado e Cliente da MV