A “grande baleia branca.” Assim a McKinsey & Company se refere à busca das empresas de energia para obter valor com as tecnologias digitais.
Como o inimigo do Capitão Ahab em Moby-Dick, o valor das tecnologias digitais é “ansiosamente caçado, vagamente percebido, enorme e esquivo”, escreve a McKinsey. É uma descrição precisa. Muitas organizações nas indústrias de petróleo e gás, utilidades e produtos químicos desejam avançar para operações mais orientadas por dados e digitais, mas o progresso é lento.
A realidade é que as informações dentro dessas organizações continuam presas em silos funcionais em toda a empresa e são extremamente difíceis de acessar. Os próprios dados nos quais as operações, a manutenção e os engenheiros dependem para operar e manter ativos físicos — através de oleodutos, redes elétricas, refinarias e outras instalações de energia — estão ocultos, quase tão invisíveis quanto a esquiva baleia branca.
Criando uma base conectada de ativos
Para avançar em direção à transformação digital e acessar mais facilmente o conteúdo dentro de seus sistemas, as organizações devem primeiro estar conectadas. Isso é chamado de integração gerenciada. Com um sistema de gestão de conteúdo empresarial, como o OpenText™ Content Management (Extended ECM), como base, as organizações podem preencher os silos existentes e organizar e apresentar dados operacionais com base em um ativo — permitindo que os usuários visualizem os dados em um único lugar com base em uma ID universal. Isso permite que várias equipes operacionais e de suporte, como segurança de processos, manutenção e engenharia, criem e gerenciem de forma inteligente a documentação necessária para operar com segurança.
Tornar a informação sobre ativos encontrável
Ao conectar os dados dentro dos sistemas por meio de uma ID universal e criar um banco de dados abrangente de tags com informações extraídas de desenhos e documentos CAD nativos, todas as informações dos ativos se tornam amplamente disponíveis. Os engenheiros podem navegar graficamente a partir de um ponto central — como dentro de um P&ID ou da própria tag — para outros dados relacionados de uma tag ou ID, tudo dentro de um único ponto de acesso para busca e recuperação. Uma camada de inteligência pode ser criada ao tornar os dados presentes em documentos, como uma biblioteca de referência de tag para documento. Isso permite uma camada de percepção e inteligência de dados que impulsiona a eficiência na execução do trabalho.
Qual o resultado?
Os colaboradores podem acessar informações completas sobre os ativos, ativando os links de tags de ativos dentro de desenhos técnicos (P&IDs) e PDFs.
Acelerando a engenharia digital
Saiba mais sobre como a AI Operational Excellence for Energy ou o Asset Navigation for Energy da OpenText™ ajuda as empresas de energia a criar uma base para a eficácia operacional — transformando a esquiva estratégia de transformação digital em uma busca alcançável. Se ao menos Ahab tivesse tido esses recursos. Com uma forma fácil e integrada de visualizar todas as informações necessárias dos ativos, independentemente de onde elas estejam, as organizações podem desbloquear dados ocultos, que são essenciais para promover engenharia, operações, segurança de processos e confiabilidade de forma segura e produtiva.
Por Renato Morsch, vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe