Quando a IA trabalha em favor da valorização humana

À primeira vista, pensar em como a inteligência artificial (IA) pode impactar a sociedade e as relações profissionais pode levar a um pensamento caótico de que a tecnologia apenas ceifará postos de trabalho, especialmente nas áreas onde a automação já vem substituindo a força humana pela força da máquina há algumas décadas.

Mas, na Prestus, procuramos pensar na tecnologia servindo a sociedade de forma colaborativa e não como uma substituta, ainda que essa tecnologia atenda pelo nome de inteligência artificial. Foi desse pensamento, no intuito de agregar soluções tecnológicas às práticas profissionais lideradas pelo ser humano, que nasceu a QuickBar.

Recém-lançada, a ferramenta de pré-atendimento consiste em um ícone flutuante instalado na home page da empresa, que coleta informações do site em tempo real e, com isso, se conecta com os clientes tanto no portal como no WhatsApp da equipe comercial. Nesse formato, a QuickBar permitiu conciliar o avanço da IA dentro de um processo do marketing conversacional que valoriza a mão de obra humana, garantindo ao mercado corporativo contatos mais qualificados com seus clientes.

A ferramenta identifica clientes com alto potencial de conversão de venda. Eles são encaminhados imediatamente para o atendimento de um profissional preparado para fechar negócio. Assim, usamos o poder da IA para acumular conhecimento, inclusive, dos serviços e produtos em estoque, dando respostas objetivas em todos os canais de vendas. Por fim, a ferramenta atua como uma eficiente secretária que transfere o usuário para o contato humano imediatamente. Isso gera menos frustração na relação homem-máquina e conduz o cliente ao acolhimento humano que fará toda a diferença.

O marketing conversacional vem sendo nossa vocação há 16 anos, sempre aproveitando os benefícios da automação, sem deixar de lado a importância do engajamento humano. Em nosso modelo de negócio, por exemplo, temos mais de 40 secretárias compartilhadas. São, em tese, profissionais que poderiam estar obsoletas frente às novas tecnologias.

Os principais diferenciais da QuickBar são a praticidade na instalação, pois exige apenas quatro linhas de código; e a transferência do caso de cada cliente pré-atendido, já com um resumo da sua demanda encaminhado para as equipes de venda, via WhatsApp.

Chatbots, mesmo com IA, têm alta dificuldade de empatizar e levar o consumidor para o fechamento do negócio, quando falamos de vendas consultivas mais complexas. O segredo está no uso da tecnologia para permitir que o consultor acione o cliente em menos de dois minutos. As IAs seguirão entre nós para facilitar interações, mas robôs não têm a capacidade plena de assegurar rapidamente a concretização de uma compra.

Um exemplo dos benefícios dessa inovação são os corretores de imóveis. Será o fim da espera demorada entre o Saiba Mais e o contato de um profissional com clientes que tenham real interesse de compra. A IA está altamente preparada para identificar o interesse e encaminhar a ligação para o primeiro membro disponível da equipe de vendas ou para as nossas secretárias.

A ferramenta está disponível para nossos mais de 400 clientes que utilizam, em equilíbrio, a tecnologia e o atendimento humano. Todas as soluções incluem atendimento 24 horas e a personalização da IA, por um custo entre R$ 500 e R$ 990 mensais. Temos comprovado que respostas em menos de dois minutos geram 100 vezes mais conversão de negócios do que após 20 minutos, quando as oportunidades de venda, em geral, já estão perdidas.

Por Alexandre Borin, fundador da Prestus, palestrante de marketing, IA, inovação e autoconhecimento

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