Na era dos dados, o mercado de seguros, habitualmente avesso às mudanças rápidas, está sendo redefinido pela tecnologia e pela inteligência artificial. Entre as inovações que despontaram nos últimos anos, os seguros embarcados em aplicativos, especialmente em grandes plataformas digitais de mobilidade, delivery, e-commerce e fintech, são, seguramente, demarcações que chegaram para desafiar a fricção típica do seguro tradicional. A antiga relação entre proteção e operação está sendo desmantelada.
Focado em tecnologia, flexibilidade e personalização o modelo de proteção embarcado possibilita que consumidores e profissionais possam adquirir a cobertura em apenas alguns cliques, com a cobrança direta na carteira ou no cartão de crédito. Trata-se de uma experiência de compra simples, rápida e integrada à jornada digital com a qual o usuário já está familiarizado. Não é por acaso que se observa uma maior fidelização dos clientes aos aplicativos que oferecem seguros embarcados, assim como um aumento significativo no tempo de uso deles. A integração dos seguros às plataformas tem apresentado resultados concretos, com um crescimento superior a 10% no tempo de permanência dos usuários na tela.
Para além da experiência fluída, os seguros embarcados trouxeram para o mercado coberturas sob medida, segurança em tempo real e sem papel e modelos de assinatura flexíveis com a possibilidade de serem ligados e desligados de acordo com a necessidade particular de cada operação, com uma melhor relação custo-benefício.
Neste sentido a tecnologia está impulsionando a estratégia ESG no setor, possibilitando seguros inclusivos. Os seguros embarcados no segmento da mobilidade têm permitido a incorporação de nichos que, até então, estavam à margem das soluções tradicionais, levando proteção para toda uma geração de trabalhadores majoritariamente desprotegidos, como entregadores de mercadorias e motoristas de aplicativos.
Vale destacar que o número de motoristas que trabalham por meio de aplicativos para transporte de passageiros cresceu 35% no período de 2022 a 2024 no Brasil, enquanto entregadores tiveram uma alta de 18%, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). São mais de 1,7 milhão de motoristas e 455,6 mil entregadores, totalizando 2,2 milhões de pessoas que atuam como motoristas e entregadores em plataformas digitais no país. Trata-se de uma categoria que enfrenta jornadas incertas e renda variável e que precisava de coberturas que fizessem sentido para a sua realidade. Hoje, a categoria tem a possibilidade de acessar – dentro das plataformas na qual está inserida- coberturas de acidentes pessoais – tanto as tradicionais de mercado, como específicas e inovadoras, como diárias por incapacidade temporária por acidente. Trata-se de proteções que não deixam o prestador de serviços sem renda diária no período em que estiver afastado do trabalho.
O seguro embarcado vem redefinindo a experiência de proteção para os ecossistemas de entregas, mercadorias e mobilidade, onde proteção e operacionalização caminham lado a lado. Em um país com imensos desafios sociais econômicos e logísticos, a mudança não se apresenta apenas inovadora, mas necessária.
Por Rodrigo Ventura, CEO 88i Seguradora Digital