Projeto Tuiteiro de Vagas Tech: um apoio ao profissional júnior

A escassez de profissionais de tecnologia no Brasil tem sido muito comentada nos últimos meses. Uma pesquisa do Google, por exemplo, mensurou que, até 2025, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais tech.

Um outro estudo, dessa vez realizado pela Data-Makers, em parceria com a CDN, constatou que 77% das empresas brasileiras ainda não estão devidamente imersas na digitalização de negócios e não investiram em projetos de cultura e inovação até o momento. Já uma pesquisa feita pela Educations at Glance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, constatou que, de todos os graduados brasileiros de 2024, apenas 17% são da área de STEM, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, enquanto a média de países desenvolvidos alcança os 24%, uma porcentagem que apresenta o setor tech como saturado e com poucos profissionais especializados concorrendo às vagas disponíveis.

Projeto Tuiteiro de Vagas Tech

A realidade atual prova que a falta de profissionais tech tem sido um dos fatores responsáveis por dificultar a evolução desse setor no país e o Perfil Júnior pode ser a solução assertiva para sanar o problema. Pensando nisso, desenvolvi um grupo de apoio no “X”, antigo “Twitter”, intitulado Projeto Tuiteiro de Vagas, cujo objetivo é compartilhar vagas de TI com perfis juniores e permitir que vivenciem a continuidade de sua carreira e/ou sua tão sonhada e esperada entrada no mercado de trabalho.

Atualmente, a página @tuiteirodevagas tem 13.352 seguidores e já acumula mais de 70 mentorias desenvolvidas. É um projeto que cutuca uma ferida grande e dolorida, causada pelo golpe que o país vem sofrendo, graças à carência de renovação e de processos de desenvolvimento tecnológico.

Qual o objetivo do Projeto Tuiteiro de vagas Tech e quantos novos personagens ele já atingiu

Desde 2021, ano em que o Projeto foi iniciado, o objetivo tem sido oxigenar o mercado de TI e fazer com que perfis juniores sejam atingidos e contratados. O cerne da questão é balançar o mercado. Só na terceira semana de outubro de 2024, o Projeto atingiu mais de 34k impressões e com base no Twitter Analytics, o perfil já alcançou mais de 2,9 milhões de visualizações no aplicativo. No Telegram, o perfil soma em 1.268 membros e até por e-mail, os candidatos enviam mensagens positivas, elogiando a iniciativa do Projeto, e de recomendações, provando que realmente há um grande apelo por novas oportunidades profissionais e escancarando a deficiência de contratações para as áreas de tecnologia. A pretensão do Projeto é auxiliar os novos profissionais a iniciarem a renovação do setor, para que, um dia, sejam capazes de substituir os que já atuam no mercado.

E aí, galera? Bora contratar?

É importante citar que a saturação do setor diante dos perfis Pleno e Sênior, mais comumente buscados para colocar em prática as necessidades atuais das empresas e suas tarefas, só está acontecendo, porque muitas dessas empresas ainda não entenderam que o trabalho do perfil Júnior precisa de oportunidades para alcançar resultados.

Oferecer uma chance ao perfil Júnior é possibilitar o protagonismo dos novos profissionais no cenário tech com segurança. Importante lembrar que, para gerar oportunidades ao Júnior de hoje se transformar no Sênior de amanhã, a renovação deve andar lado a lado ao desenvolvimento de pessoas.

Por Vitor Maciel Neto,  Tech Recruiter na Kstack

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *